Brônquios

 

                                                     BRÕNQUIOS

Os Brônquios tem várias peças cartilaginosas em sua parede. Na traqueia existe a extremidade distal ela se ramifica e assim da a origem a dois brônquios principais extrapulmonares. Quando entram nos pulmões, ramificam-se nos brônquios lobares .

 


       Fonte; ABRAHAMSOHN Paulo. Histologia, pág.282-2016

                                     

 A camada de músculo liso que na traqueia e nos brônquios primários situava-se dorsalmente forma agora uma camada contínua de músculo em torno da parede  suas fibras apresentam disposição helicoidal em relação ao lúmen.

·  Dessa maneira, secções transversais de brônquios intrapulmonares exibem:

·Mucosa revestida por epitélio respiratório (pseudoestratificado colunar ciliado com células caliciformes)

·Lâmina própria com glândulas seromucosas envoltas por células mioepiteliais e muitas fibras elásticas

 

Em cada brônquio primário ele se divide uma ou mais vezes para dar origem aos brônquios intrapulmonares. Recebe o nome de brônquio lobar, se ramificam em dois ramos. A divisão dessa estrutura recebe o nome de ramificação dicotômica, que é o padrão principal de ramificação do pulmão.



REFERÊNCIAS

CAPÍTULO 19 Aparelho Respiratório( Histologia ABRAHAMSOHN, Paulo) Disponível em; https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788527730105/cfi/6/62!/4/150/2@0:49.2 Acesso em 09 de Jun de 2021.

 

Sistema respiratório; brônquios publicado em 2009. Disponível em;   https://www.infoescola.com/sistema-respiratorio/bronquios/  Acesso em 09 de Jun de 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barreira Hematoaérea

Fossas Nasais

Epitélio Respiratório